O Nintendo Switch está agora um passo mais perto de ser uma máquina portátil tudo-em-um com o lançamento do nOS. Este novo aplicativo pode não trazer um navegador da web ou Netflix para o seu console, mas oferece algumas novas ferramentas para usar entre os jogos.
O nOS, ou "novo sistema operacional", como o desenvolvedor e editor RedDeer Games o chama, adiciona os ossos de um sistema operacional ao seu Nintendo Switch. O nOS permite que você faça anotações, faça listas de tarefas e analise números.
O nOS adiciona uma calculadora, galeria limitada de imagens pré-selecionadas, notebook, lista de tarefas, aplicativo semelhante ao MS paint e minijogo de quebra-cabeça simples em um software separado em seu Nintendo Switch. Uma desvantagem é que, apesar de serem posicionados como um sistema operacional, esses utilitários só podem ser acessados por meio do próprio aplicativo; não há como, no nível do sistema, pular diretamente para fazer anotações ou adicionar à sua lista de tarefas. Agora está disponível na eShop por $ 40, embora uma venda por tempo limitado caia para $ 2.
O aplicativo, embora incrivelmente básico, se posiciona de forma única no ecossistema da Nintendo como poucos outros jogos como ele existem, tornando-o uma das poucas opções disponíveis para adicionar funcionalidade extra. Uma das únicas maneiras de obter uma lista de tarefas confiável e funcional no seu Switch é baixar o nOS, o que diz muito sobre o pouco que a Nintendo adicionou ao Switch desde o lançamento. Outros aplicativos para anotações , por exemplo, estão por aí.
O Nintendo Switch foi lançado com opções de entretenimento sem brilho em 2017. Ele não tinha muitos aplicativos independentes como os incluídos aqui, nenhuma plataforma de streaming como Netflix e nenhum navegador da web. Esse tipo de funcionalidade não melhorou muito nos últimos seis anos.
Tudo dentro do nOS funcionou conforme o esperado após várias horas de uso pré-lançamento. Todas as seções do jogo podem ser acessadas por meio dos botões do controlador ou da tela sensível ao toque e o nOS usou muito pouca bateria durante esse tempo. Os aplicativos de quebra-cabeça e pintura nada mais eram do que simples distrações que prenderam minha atenção por alguns minutos.
Esse tipo de funcionalidade é voltado principalmente para pessoas que não usam outros dispositivos para rastrear tarefas ou fazer anotações aleatórias. O nOS torna o Switch uma opção mais aceitável para voos, passeios de carro ou outros cenários em que você pode não querer alternar entre dispositivos para algo tão simples quanto algumas estatísticas contabilizando o Fire Emblem Engage .
Um trailer de nOS no YouTube está cheio de comentários desejando que este fosse um sistema operacional real para o Nintendo Switch. É improvável que isso aconteça agora que estamos há seis anos na vida útil dos consoles e a Nintendo nunca disse que será algo mais.